Eduardo Ramos
Um projeto antigo do Hospital Casa de Saúde está prestes a sair do papel. Na tarde de sexta-feira (9), um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hospital Casa de Saúde foi assinado, garantindo o repasse de R$ 1 milhão à instituição.
Oriundos do programa Avançar na Saúde, os recursos foram destinados para a reestruturação e revitalização da fachada do hospital, que foi inaugurada em 1932 e, desde então, não passou por processo de restauração.
O projeto de revitalização da fachada do Casa de Saúde foi elaborado pelo curso de Arquitetura da Universidade Franciscana (UFN) em 2019. Para a presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Irmã Liliane Pereira, o ato é a realização de um sonho:
– A cada um de vocês, que vem de diferentes lugares, obrigada por nos ajudar a concretizar este sonho e trazer de volta a beleza a fachada desta Casa.
Em discurso, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, defendeu o repasse de recursos para o projeto.
– Tivemos que quebrar alguns conceitos internos na secretaria, ‘como vamos colocar recursos públicos para pintar uma instituição?’. Sim, vamos! Porque precisamos que as instituições sejam belas no seu trabalho, na sua estrutura física, no que cada um faz e acima de tudo que as pessoas se sintam confiantes. Aqui tem um patrimônio cultural.
Também participaram do ato o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira (PT); o secretário de Saúde e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Guilherme Ribas; o deputado estadual, Beto Fantinel (MDB), entre outras personalidades de Santa Maria e região.
– A fachada vai fazer toda a diferença na recepção do paciente. Dará uma outra energia – Guilherme Ribas
– A fachada da Casa de Saúde dialoga com a cultura do município. Ela vai melhorar a autoestima do bairro e de todos que entram por aqui – deputado Beto Fantinel
Novidades
Além dos recursos para a fachada, outros anúncios foram feitos na oportunidade. Em discurso, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Valdir Oliveira (PT), afirmou a destinação de recursos para a Unidade Madre Madalena, voltada a assistência à saúde mental, em breve.